Meme Nostalgia: as dez músicas de que vale a pena recordar

Mais uma vez fui convidada por alguns amigos do diHITT (nesse caso, Lena Lopes e Jorge Antônio) a participar de um meme. Desta vez, a tarefa é organizar uma seleção de dez músicas que me trazem boas lembranças. Outra missão difícil. Mas, como da outra vez, vou fazer o melhor possível para realizá-la. Tenho um gosto muito variado, que “conversa” com vários gêneros musicais, como rock, classic music, Bossa Nova, MPB, romantic music, pop music, baião, música regional, brega…vixe! Música, para mim, é estado de espírito.

Espero que gostem:

1- Atrás da Porta (Chico é figurinha carimbada em meus arquivos de música…tenho quase todas e esta é daquelas composições que chegam a doer de tão perfeitas, ainda mais com a interpretação desta ferinha aí)

2-Súplica Cearense (linda composição de Gordurinha em 1960, já foi regravada por vários artistas ao longo dos tempos. Minha versão favorita é esta, feita pelo grupo O Rappa)

3-Renovação (esta é de Candinho, compositor amazonense, e me traz ótimas recordações do tempo do colégio, quando, após o almoço, alguém sacava um violão e logo reunia uma galera para entoar, a muitas vozes, as canções que faziam nossas cabeças naqueles idos de 1980 e poucos)

4-Devaneios (Julio Iglesias e Roberto Carlos sempre me fazem voltar para um tempo em que eu era menina e meu pai, no auge do seu romantismo, sentava-se no sofá da sala, com as luzes apagadas, e ficava a ouvir suas canções na vitrola. Parece que ele está aqui, agora. Saudade pouca é bobagem.

5-The unforgiven (Quantas vezes acordei ao som desta música da banda Metallica tocando no quarto ao lado, na nossa velha casa, em Manaus? basta ouvi-la e parece que volto no tempo. Meu irmão amado volta aos seus 17 anos, insistindo em me ensinar a tirar algumas notas do seu velho teclado. Mais saudades!!!!

6- Stand by me (B.E.King, na década de 60, deve ter enlouquecido o público com essa música. Para mim, ela será sempre a trilha sonora das minhas recordações de infância. Talvez isto se deva, muito, ao filme da década de 80, de mesmo nome, do qual esta música fez parte e o qual não canso de assistir. Afinal, como escreveu Stephen King, no conto que deu origem ao filme, “Eu nunca mais tive amigos como os que tive quando tinha 12 anos”  e o filme é todo sobre isto: amizade. Gosto, especialmente, do clipe abaixo, que mescla imagens antigas e mais recentes de B.E.King e dos atores e cenas do filme.)

7-Bandolins ( Oswaldo Montenegro, Zé Ramalho, Gonzaguinha, Aldir Blanc, Belchior, são outros, cujas composições fazem-me viajar. Fica, portanto, “Bandolins”, como representante dessa geração de fantásticas composições de igualmente fantásticos compositores nacionais)

8-Hino ao amor (Esta nem é do meu tempo, mas, incrivelmente, consegue me transportar para uma época que nunca conheci, para uma vida que nunca vivi e para dores que nunca senti. Que voz! Que interpretação (só não sei qual é mais perfeita, a de Dalva ou a de Maysa)! Que letra! chega a doer de tão bela.)

9-Que sera sera (Doris Day, magnífica em um dos meus filmes prediletos do mestre do suspense – Hitchcock- “O homem que sabia demais”. Além de linda, ótima atriz, ainda canta muito. Não resisto e colocarei de bônus, também, “Fly me to the moom”, na voz da diva. Nossos ouvidinhos merecem esta delicadeza.)

10. Sleepwalk (Quanta pressão! escolher 10 músicas apenas é muiiiiito difícil. Deixei muitas de fora. Mas, não podia deixar de colocar este clássico do rock instrumental, do final dos anos 50. As notas agudas tiradas da guitarra havaiana de Santo é de doer na alma. Amo esta música. Ela também me traz recordações de algo que nunca vivi, de uma época que não conheci, mas, de que tenho saudades, ainda assim.)

Bem, é isso. Não dá para colocar mais, né? senti falta das classiquinhas que amo. Mas, como já havia publicado um post com algumas das minhas clássicas favoritas, qnteriormente, acho que esta dívida já está paga (é só acessar o link https://chadecasinha.wordpress.com/2011/09/04/curtindo-o-finalzinho-de-inverno-que-ainda-me-resta/ e se deleitar). Espero que tenham gostado. Eu, pelo menos, adorei participar de mais esta delícia de meme. Até o próximo!!!!

Aproveito para convidar alguns amigos a continuarem a brincadeira e nos apresentarem suas seleções:

Pedro Antonio

Nestor Waldhelm Neto

José Lourival Ventura

Cintia

Jose Francisco

Maria de Fátima Jacinto

Márcia Canêdo

10 Comentários

  1. dupirollo said,

    novembro 13, 2011 às 4:36 am

    Boa noite minha querida amiga Amandita!!!
    Minha amiga, seu meme nostálgico ficou lindo, que bom poder recordar algumas raridades, adorei rever Elis… minha amiga, algumas você foi buscar lá no fundo do baú… me lembro de meu pai ouvindo Dalva de Oliveira, Doris Day… que gostoso poder recordar essas maravilhas, adorei!!!
    Tenha um lindo e abençoado domingo, recheado com muitas alegrias e luz!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    • novembro 13, 2011 às 4:38 pm

      Olá meu amigo,

      Que bom que você também gostou. Foi difícil deixar de fora tantas outras músicas maravilhosas, mas acho que consegui uma boa seleção. Elis, Doris e Dalva são divas mesmo. Amo todas elas.

      Abraços e obrigada pela presença e pelas palavras.
      Um ótimo domingo, meu amigo.

  2. novembro 13, 2011 às 2:05 pm

    Muito legal sua lista!!! Várias músicas que são bem pouco conhecidas. E que deram a impressão de terem vindo do fundo da sua alma.

    Gostei muito das histórias! E a surpresa do Metállica! Eu não tive irmão metaleiro… rsrs Graças a Deus! rsrs

    Bjs!

    • novembro 13, 2011 às 4:18 pm

      Olá Nanda,

      Quando fui convidada para esta sessão nostalgia, eu levei a coisa ao pé da letra e selecionei uma música que representasse algumas saudades que eu trago dentro da alma. Algumas destas saudades eu nem sei como tenho, porque são de coisas, lugares, tempos e pessoas que nem conheci.

      Que bom que gostou. Eu as amo e não canso de as ouvir.
      Obrigada pela visita no chá de casinha.
      Abraços e um ótimo domingo.

  3. novembro 13, 2011 às 2:14 pm

    Tônia querida, vejo que seu gosto é bastante variado, e isso é bom pois não se prende a um único estilo. gostei muito, parabéns!
    Um grande beijão anjo!!!!

    • novembro 13, 2011 às 4:17 pm

      Oi meu amigo,

      Meu gosto é bem variado mesmo. Porque música, para mim, sempre está relacionada a momentos especiais. Sempre curti de tudo um pouco, sem preconceito. Claro que há estilos de que não gosto, mas é questão de preferência mesmo….simplesmente não me causam nenhuma emoção. E música, para mim, tem que me tocar de alguma forma.

      Abraços e obrigada pela visita no chá de casinha.
      Um ótimo domingo.

  4. Lena Lopez said,

    novembro 13, 2011 às 11:02 pm

    Amanda a tua escolha foi maravilhosa!
    BJOS
    Lena

  5. Cigano Luz said,

    novembro 14, 2011 às 10:58 am

    Ei…O velho aqui sou eu!!!

    Você deveria apreciar as músicas da Maísa sim, mas a Maísa do Silvio Santos… No máximo retroagir até Telletubies, que é da sua época, Wendy.

    Mas que maravilhosas escolhas, meu Amor! A cada dia você me encanta mais…

    Ouvir música qualquer um pode, mas senti-las e descobri-las, é privilégio de pouquíssimos. Foi isso que fez!

    Parabéns por tanto bom gosto, principalmente vindo de uma pré-adolescente.

    Beijos, sempre minha Wendy!

    • novembro 14, 2011 às 1:48 pm

      Olá amigo,

      Maísa do Sílvio Santos, Teletubbies???? rs. Ainda se fossem Vila Sésamo e Sítio do Picapau Amarelo… Esses eram os programas infantis da minha época…rs. Mas, adorei voltar à pré-adolescência, através das suas palavras.

      Fiquei feliz demais por vê-lo por aqui e mais feliz ainda porque aprovou a minha seleção meio louca. Como boa aquariana, não consigo me prender a um modo de ser ou de sentir apenas. Gosto de experimentar.

      Como eu comentei anteriormente, procurei indicar músicas que representassem todas as outras que embalaram a minha vida e que, hoje, têm um “gostinho” de saudade.

      Obrigada por enriquecer minha postagem com seu comentário e, principalmente, com sua presença tão querida.

      Milhões de abraços!!!!!!

  6. Paulo said,

    novembro 21, 2011 às 11:44 am

    Olá Amanda,

    não poso dizer que gosto de todas, mas algumas achei bem legais.

    Bju

    Paulo


Deixe uma resposta

