Maio: tempo da delicadeza

“O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão. (Balzac)”

Além de ser o mês de Maria eo mês das noivas, é também o mês das mães – essas criaturas quase que surreais, que nos colocam no mundo e cujo coração imenso nutre por nós, seus filhos (de sangue ou de coração), um amor incondicional. Por isso  filhos e maridinhos,  aí vão algumas dicas de delicadezas que agradam e muito nessa época. Elas merecem né?

*Café-da-manhã na cama

 Claudia Rodrigues e filha (Revista Caras)

Você vai precisar de : um pouco de boa vontade, algumas louças (nem precisa ser de porcelana chinesa não, o que vale é aintenção), umas comidinhas leves, uma bandeja,  algumas flores para enfeitar (nem que sejam roubadas do jardim do vizinho…ah! e um despertador…afinal, pelo menos uma vez na vida, você vai precisar acordar antes dela né?

Olha que ideia mais original: Você pode combinar peças diferentes entre sí.  Isso deixará claro o gesto de carinho,  mostrando que tudo foi pensado, que você se dedicou para surpreendê-la.

Essas xícaras da Hearty, by wagokoro-Ya não são lindas? onde encontrar: httpwww.gnr8.bizproduct_info.phpproducts_id=865

Falta de grana não vai ser desculpa pra não surpreendê-la pela manhã: as canecas de alumínio são superbaratinhas e têm seu charme.

 

Se você tiver um tempinho a mais, capriche na decoração sem gastar muito: olha que ideia genial. Caso contrário, uma flor disposta com carinho sobre a bandeja também tem seu valor.

Dica de cardápio:

  • Ovos mexidos com pimentão, cebola e bacon
  • Suco da horta (ou outro da preferência dela)
  • Salada de frutas
  • Pães, torradas e biscoitos
  • Geléia, manteiga ou margarina
  • Café
  • Leite

Tá bom, cozinhar não é seu forte…mas faça um esforcinho. Aí vai a receita dos ovos mexidos:

Ingredientes:

 

  • Cebola
  • Pimentão verde
  • Bacon
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Sal
  • Pimenta do reino

 

Modo de preparar:

  • Corte uma fatia grossa de bacon e frite no azeite por cinco minutos em fogo baixo. Acrescente a cebola e o pimentão (cortados em cubinhos) e refogue.
  • Em outra frigideira, coloque os ovos, uma pitada de sal e uma de pimenta do reino e deixe fritar um pouco antes de mexer com a espátula.
  • Depois de prontos, mistrure com o refogado e deixe fritar por dois minutinhos. É importante fritar as duas partes separadas e juntar só depois, porque assim o refogado não “gruda” nos ovos. Fica mais gostoso.

E a receita do Suco da Horta (rende 8 porções):

Ingredientes:

  • 2 xícaras de couve manteiga
  • 1 litro de água gelada
  • 1 xícara de polpa de maracujá
  • 2 xícaras de açúcar (ou a gosto)
  • 1/2 xícara de suco de limão

Modo de Preparar:

Lave bem as folhas de couve, pique-as e coloque-as no liquidificador. Acrescente a água e bata. Acrescente a polpa de maracujá e bata rapidamente. Coe e junte os demais ingredientes. Sirva geladinho. É delicioso, refrescante e, acima de tudo, supersaudável.

*Sessão Pipoca + Lenço de papel

Se você não consegue expressar com palavras toda a ternura e gratidão que sente por sua mãezinha, deixe que a emoção de um filme fale por você, afinal, uma imagem não vale mais do que mil palavras? aí vão as dicas. Corra já até à locadora e reserve alguns. Ah! e não esqueça do balde com pipocas e da caixa de lenços de papel.

1-Laços de Ternura, 1983, James L. Brooks: Conta a história de três décadas do relacionamento entre mãe e filha, envolvendo as brigas, reconciliações e respectivos amores. Com Shirley MacLaine e Debra Winger no papel, respectivamente, da mãe e da filha, o filme traz ainda Jack Nicholson, Jeff Bridges e Danny DeVito no elenco principal.

2-Sobrevivendo à minha mãe, 2007, Émile Gaudreault: O filme canadense traz diálogos que fazem pensar. No leito de morte, a mãe de Clara diz que gostaria de saber um pouco mais sobre ela. A partir dessa revelação, de que a mãe não conhece a própria filha, as duas percorrem um caminho ora doloroso, ora muito divertido, em busca do auto-conhecimento.

3-Ao Entardecer, 2008, Lajos Koltai: A delicadeza desse filme é para se guardar na memória e no coração. É uma história sobre mulheres, feito para mulheres e através do olhar feminino. Meninos espertos, que querem entender mais dessa complexa alma feminina devem assistir. O filme reúne diversas gerações e mostra a juventude de duas grandes amigas, suas venturas e desventuras amorosas e o reencontro na maturidade, ao lado das filhas adultas. O elenco é um presente dos deuses: Meryl Streep, Glenn Close, Toni Collette, Vanessa Redgrave, Claire Danes e Natasha Richardson.

4- O Clube da Felicidade e da Sorte, 1993, Estados Unidos: Baseado no romance de Amy Tan, conta a história de quatro famílias e duas gerações, revivida nas lembranças de quatro jovens chinesas nascidas na América e de suas mães, que nasceram nos campos da China. 

5- As Pontes de Madison, 1995, EUA: Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Estas revelações fazem os filhos questionarem seus próprios casamentos.

Cena do filme As Pontes de Madison

Agora é com você! Lembre-se: sua mãe merece esse carinho todos os dias.

Um beijo em todas as mães.

1 Comentário

  1. viviane-rj said,

    julho 19, 2011 às 9:44 pm

    saudades das suas postagens…. o que houve?? Vc sumiu?!!
    Postei sobre seu blog, lá no meu….passa lá.
    Bjsss


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: